O AMOR é a melhor estratégia!

13 dez 2010

tim sanders

 

Tim Sanders, em 2003, tinha 42 anos, era vice-presidente de soluções do site Yahoo!, então líder no fornecimento de produtos e serviços on-line, chegou à conclusão de que a saída para as empresas, das pontocom às tradicionais, é o amor.

 

É isso mesmo!
Nada de competição selvagem.
A chave do sucesso é a colaboração.
As idéias de Sanders viraram livro, O Amor É a Melhor Estratégia, que já tinha vendido mais de 85.000 cópias em doze países, quando foi lançado em maio de 2003 no Brasil!

oamoréamelhorestrategia

E como esse livro entrou na minha vida?
Na equipe que eu liderava, não consigo me lembrar se era 2003 ou 2004, a então Gerente de CRM, Vânia Neves, ganhou um prêmio pela implantação do Projeto VUC(Visão Única do Cliente) e foi convidada pela Amdocs, fornecedora do Clarify(pacote de CRM) a apresentar o Case de Sucesso na Futurecom daquele ano em Florianópolis – SC.
Ao retornar do evento, ele voltou carregada de livros autografados e presenteou a mim, e suas líderes,além de ter feito uma palestra para cascatear o que viu, ouviu, vivenciou, aprendeu nesse Seminário!
Tim Sanders se perpetuava então em nossas vidas!
Meu exemplar autografado pelo Tim Sanders, com dedicatória de Vânia Neves, vale ouro! (Muito obrigada querida amiga Vaninha!!) Eu devorei o livro!
Eu devotei alguns meses ou anos, lendo, relendo e praticando os conceitos do livro, cujos valores já praticava empiricamente, ou melhor, por valores próprios.
Eu presenteei vários amigos, alguns chefes ao longo dos 3 anos seguintes.
Eu constatei que muitos deles nem leram ou, se leram, não conseguiram praticar!
Mas também percebi que algumas sementes germinaram!

Tim Sanders apresenta neste livro os três pilares do sucesso e da realização profissional:
-conhecimento – que você acumula com sua experiência;
-rede de relacionamentos – os amigos e contatos que já possui, mas que tem de cultivar;
-compaixão – o calor humano que é capaz de transmitir aos outros.

E chama de LOVECAT quem consegue construir esses pilares. Ser LOVECAT consiste em ser um Profissional de sucesso e conquistar sua realização profissional.
Um ser LOVECAT, seria uma pessoa genial, comunicativa, amigável, inteligente, que está sempre disposta a ajudar.

LOVECAT é um monstro de conhecimento, espalhando a teoria que aprende principalmente em livros.
É uma referência em contatos, pois sempre sabe de alguém que pode te ajudar com determinado projeto ou problema.
E, acima de tudo, é humano, pois se interessa verdadeiramente pelas pessoas.

LOVECAT é um referência dentro de uma empresa.

Tim é viciado em livros e tem ótimas recomendações, além de detalhar a importância em sempre estar lendo um livro.

Tim credita sua ascensão meteórica nas empresas que trabalhou a um elemento em particular: o amor.

Sim, de fato, falar em amor dentro do ambiente empresarial soa estranho.

Amor nas empresas liga-se a uma atitude em particular: dividir com todo mundo o que você sabe, quem você conhece e seus sentimentos.

O amor é a melhor estratégia para quem quer construir um futuro melhor.

Falar de amor em tempos como os que vivemos é um ato corajoso!

Num mundo onde produtos e serviços são cada vez mais parecidos, é cada vez mais importante buscar a diferenciação através da construção e sustentação legítima de vínculos consistentes e relevantes com os clientes e também com os colaboradores.

Mas, como fazer isso?

O Amor é a Melhor Estratégia!