Entrevistas

11 de setembro de 2017

Comunicação Eficaz

Convidei o coach, palestrante, e parceiro Nilton Pedreira para compartilhar conosco um de seus conteúdos.

Ouvir e escutar, ter empatia, estar presente em uma conversação e tornar essa conversa eficaz é tema de alta relevância para todos nós e dominar essa arte, é um diferencial!

RAPPORT – UM PROCESSO DE COMUNICAÇÃO “REALMENTE” EFICAZ

Quando alguém discorda diretamente do que você diz, o que seria a REAL DIFERENÇA para lhe manter confiante e confortável ainda assim na conversa?

Já experimentaram falar com uma ou mais pessoas durante horas e terem transcorridos apenas alguns minutos?

“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.” Anthony Robbins

Se comunicar em rapport ativa imediatamente várias áreas neurocerebrais antes desconhecidas por você, isto é, sairás de uma comunicação pobre de recursos para algo além da SUPERAÇÃO HUMANA DOS SENTIDOS.

Rapport significa de fato entender a história de quem está a nossa frente, aliás todos nós temos histórias muitas vezes completamente diferentes e distintas, em termos de diversidade, cultura e formações.

Quando existe o que posso definir como uma ALTA CONSIDERAÇÃO e RESPEITO pela História e Interesses do Meu Semelhante, me torno rapidamente mais Receptivo ao que a outra parte está me relatando com TODA a ATENÇÃO que ela merece.

Mas deixo muito claro que isso não significa que EU CONCORDE necessariamente com o que esta sendo dito ou defendido pela mesma – Estou no estado mental que defino como o ENCANTAMENTO do RAPPORT.

Você verdadeiramente e os outros ao redor, sentem que estão sendo de fato escutados e ouvidos.

Logo num nível inconsciente, existe o confortável sentimento de que:

-“Essa pessoa a minha frente pensa como eu, então posso confiar e dizer tudo o que sinto … não serei criticada e interrompida …”

Daí teremos o nascedouro da CONFIANÇA MÚTUA. Pensar em utilizar a essência do rapport como uma ferramenta de manipulação, permitirá que a outra pessoa, em algum momento perceba (imediata ou tardiamente) de forma instintiva gerando um “bloqueio” contra você.

O estado de tensão por sua vez, provoca reações biológicas naturais. O sangue do nosso corpo é direcionado em maior quantidade para a musculatura e o cérebro passa a receber uma quantidade abaixo do normal, o que dificulta o processo mental de ponderação, ficando em estado de alerta por essa percepção de “fraude no relacionamento”, isto é, uma tentativa de criar um “pseudo-relacionamento de confiança”.

A medida em que dominar um processo simples e de fácil memorização, como o rapport, você se tornará mais confiante e seguro, o que conduzirá a um nível cada vez maior de oxigenação no seu cérebro e a plena capacidade de comunicar-se de forma totalmente segura e eficaz.

Logo irá alcançar soluções ganha-ganha e criar sólidas amizades.

Esta é a verdadeira Arte de Influenciar Pessoas e Potencializar Seus Relacionamentos. FAÇA-O !!!

Sobre o autor

Nilton Pedreira, palestrante, coach e diretor do Grupo Sinergia+ ensina sobre comunicação empresarial em suas palestras e treinamentos pelo Brasil .

Numa carreira que já se estende por quase duas décadas, conquistou reputação nacional em suas metodologias voltadas ao desenvolvimento humano nas organizações. 

 

Comentários