Os Relacionamentos & O Coaching

10 jun 2015
Acervo pessoal
Acervo pessoal

Sou Personal & Professional Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Passei a admirar imensamente o trabalho do Villela da Matta e da Flora Victoria na formação de tantos profissionais de sucesso e de compartilhar tantas técnicas e conteúdos que fazem a diferença na vida de muita gente!

Por ser pertinente as minhas atuais pesquisas sobre Vida e Relacionamentos, compartilho matéria de autoria do Villela da Matta no link:

http://www.sbcoaching.com.br/blog/comportamento/7-atitudes-para-um-relacionamento-saudavel/

Sobre Relacionamentos amorosos e como o Coaching de Relacionamentos pode transformar nossas vidas, Villela da Matta nos conta:

“Muitas vezes, namoros e casamentos terminam por motivos banais, porque as pessoas não estavam conseguindo manter os sentimentos de maneira harmoniosa e acabaram prejudicando o envolvimento a dois.
As diferenças comportamentais, a insegurança, o medo do compromisso e outros empecilhos são responsáveis pela detestabilidade afetiva.
É certo que as relações atuais estão mais frágeis, o que pode resultar no sofrimento do casal.

Nessas situações, faz-se necessária a busca por informações e conselhos de especialistas sobre como agir ou quais caminhos buscar para construir relacionamentos de forma inteligente.

SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES:

É interessante aprender a mudar pensamentos, atitudes e hábitos
emocionais para seguir adiante.
Em crises amorosas, o COACHING DE RELACIONAMENTOS auxilia a evitar rompimentos ou desgastes. Esse profissional atuará como um grande observador, trazendo à tona as possíveis causas para os problemas e eliminando as barreiras que limitam a evolução comportamental.
A sua função será analisar as possibilidades de resolução do impasse que pode prejudicar a convivência em dupla.
O responsável pela transformação é o próprio interessado, que será estimulado a tomar decisões ou ações contínuas para o seu benefício e do parceiro.
O segredo estará no autoconhecimento e no desenvolvimento do potencial de cada um, focando nos ganhos para o casal.
Só assim, os envolvidos estarão aptos a avaliar melhor a situação, buscar soluções e ter uma vida mais feliz e realizada.

QUEM DEVE PROCURAR AJUDA:

O coaching pode atuar em diferentes áreas, a depender da necessidade de cada cliente.
As atividades são individuais e visam ao melhor aprendizado das experiências afetivas.
As orientações são recomendadas para todos que desejam modificar seus relacionamentos ou estejam passando por momentos conturbados, geradores de conflito ou de falta de carinho.
Ele atua em casos mais graves, como a infidelidade ou processos de separação e divórcio, mas há também a possibilidade de aconselhamento para os solteiros que pretendem iniciar uma vida conjunta, além daqueles que ainda não vivenciaram uma relação estável.

VIVA MELHOR:

_ _ As vantagens de um relacionamento amoroso saudável refletem em uma vida pessoal e profissional com alegrias, sem o estresse de brigas e desentendimentos que podem acarretar em prejuízos ao desempenho de ambos.
Em alguns momentos, para conviver bem com o parceiro, é interessante recorrer à ajuda de especialistas no assunto para obter resultados mais pontuais e positivos.
Os avanços serão percebidos ainda com as pessoas do trabalho e no dia a dia com amigos e familiares.

7 ATITUDES PARA CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL

Apesar de existirem diversas teorias, profissionais e especialistas que se prontificam a analisar e “consertar” relacionamentos desgastados que estão à beira da ruína, muitas pessoas ainda não conseguem realizar a façanha de manter relações afetivas harmoniosas.

Preocupado com essa triste realidade, o Dr. John Gottman se uniu ao Departamento de Psicologia da Universidade de Washington, em 1986, e fundou o Laboratório de Pesquisa da Família, o qual ficou conhecido popularmente com Love Lab ou “laboratório do amor”, pois lá foram desenvolvidos diversos estudos sobre relacionamentos.

Esses princípios aliados às técnicas de coaching trazem melhorias duradouras e profundas.

Para que você compreenda os sete principais princípios das teorias do Dr. Gottman, separamos algumas atitudes que você pode aplicar em sua vida:

1-    CONHEÇA BEM SEU PARCEIRO – MAPA DO AMOR

DE ACORDO COM A ESSÊNCIA DAS DESCOBERTAS DO DR. GOTTAMAN (EM_ THE SEVEN PRINCIPLES FOR MAKING MARRIAGE WORK_. THREE RIVERS PRESS, 2000), TUDO PODE SER MAIS HARMONIOSO E SAUDÁVEL QUANDO O CASAL CONHECE AS PREFERÊNCIAS, VISÃO SOBRE A VIDA, VALORES, GOSTOS, SEUS OBJETIVOS, ANSEIOS, TEMORES E ESPERANÇAS UM DO OUTRO.

Assim, pode ser definido o Mapa do Amor de cada casal.

2-    CULTIVE AFETO E ADMIRAÇÃO

Acreditar que a pessoa amada é digna de admiração e respeito é um passo muito importante para construir um relacionamento saudável. Cuide para que esses sentimentos sejam cultivados pelo menos cinco horas por semana, são as chamadas “5 horas mágicas”.

3-    VOLTAR-SE PARA O OUTRO

Existem momentos que mostramos, direta ou indiretamente, para o parceiro vontades, pedidos e ofertas. São aqueles momentos de uma indireta para curtir um filme ou sair para jantar, ou um gesto mais direto que indica a necessidade de um elogio ou cumprimento. Essas atitudes são chamadas de “lances” pelo Dr. Gottman.
Portanto, se atente às pistas que seu parceiro deixa pelo caminho, se esforce para atender a essas necessidades e acumule sentimentos positivos com essas ações.

4-    DEIXAR-SE INFLUENCIAR

Com as mudanças na sociedade, talvez seja essa a parte que mais tenha conflito nas relações de hoje em dia: a divisão do poder.
Negociar concessões, dividir decisões e escolher juntos o que será melhor para o casal parece tarefa simples, mas é preciso muito treino para que ambas as partes se sintam satisfeitas com a escolha feita.

5-    RESOLVER OS PROBLEMAS QUE PODEM SER SOLUCIONADOS

Segundo os estudos do Dr. Gottman conflitos pontuais e solucionáveis representam apenas 31%. Portanto, não deixe problemas que podem ser solucionados rapidamente se arrastarem até gerarem danos profundos ao relacionamento.

6-    LEVANTAR A BANDEIRA BRANCA E DECLARAR PAZ

É preciso identificar o que o casal julga como conflito perpétuo, ou seja, quais concessões que implicam diretamente na perda de sua própria identidade. É imprescindível que o sonho do outro seja compreendido e honrado, (não é o mesmo que compartilhá-lo).

7-    COMPARTILHAR SIGNIFICADO

Para alcançar a longevidade, qualidade e saúde de um relacionamento, é de extrema importância que ocasal compartilha hábitos,costumes, práticas, símbolos e projeto de vida, ou seja, compartilhe significado.”

Fonte:
Artigo Villela da Matta

www.sbcoaching.com

vilela

Livro: Sete princípios para o casamento dar certo

Autores: John Gottman e Nan Silver

Editora: Objetiva

Sete-princípios