Entrevistas

6 de abril de 2017

Projetar Pessoas por Luciane da Cunha

1 – Perfil do Entrevistado  

– Nome: 

Luciane da Cunha

 

– Atividade desempenhada: 

Psicóloga graduada pela UFSC, Pós-graduada em Gestão de Pessoas e Especialista em Dinâmica de Grupo, Jogos de Empresa, Andragogia, Storytelling e Desenvolvimento Pessoal. Master Practitioner em PNL, Docente em cursos de pós-graduação, Escritora, Palestrante e Coach de Carreira.

 

– Descrição de sua experiência/perfil: 

Trabalho há 26 anos com Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Com uma atuação intensa em todos os subsistemas de Recursos Humanos, sempre coloquei uma marca pessoal de humanização neste setor, onde o respeito pela integralidade do ser humano sempre está presente como um diferencial importante nas minhas ações. No momento, meu foco de atuação está mais direcionado ao Empoderamento Pessoal, tanto nas ações específicas de recursos humanos que desenvolvo, como também nos processos de Coaching e nos temas dos meus treinamentos e palestras.

2 – Para você o que é Projetar Pessoas? 

Para mim, significa servir como um facilitador no processo de auxiliar o outro a encontrar-se e encontrar seu próprio caminho de realização pessoal e profissional. É contribuir para que ele possa viver a experiência do encontro consigo mesmo e, ao mesmo tempo, de ser um Ser Integral, Integrado e Pleno.

Motivada pelo propósito de resgatar, no outro, suas forças internas, com vistas a um “EU” melhor, mais forte, poderoso, pleno e feliz, direciono minhas ações para que todos possam ser orientados para a autonomia de SER!

Afinal, ser capaz de protagonizar sua própria história, poder escrevê-la, editá-la e recriá-la quantas vezes for necessário é o que, de fato, entendo que seja Projetar-se.

 3 – Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa: 

Aconteceram inúmeras situações, mas uma em especial ocorreu quando decidi empreender minha própria carreira há 15 anos, atuando como Consultora de Empresas. Alçar novos voos, rumo ao desconhecido é um exercício contundente de atitude e de coragem; coragem essa que, às vezes, só descobrimos que possuímos mais tarde, quando eliminamos o Plano “B” e excluímos quaisquer outras opções. Esta foi, sem dúvida, uma experiência de projeção pessoal geradora de aprendizagens que não conseguimos adquirir de outra forma, que não seja fazendo!

 

 

.4 – Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa : 

Posso afirmar que esta é, de fato, a atividade que exerço diariamente, em todos os trabalhos que executo. No contato com o outro, independente da situação profissional que esteja ocorrendo, me coloco constantemente na posição de oferecer uma escuta diferenciada, apoiando e contribuindo para o autodesenvolvimento individual, de modo que cada pessoa empreenda o verdadeiro encontro consigo mesmo. Neste sentido, a Projeção de Pessoas é a minha vivência e minha prática diária.

 5 – Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas : 

Excelente trabalho Sandra. Eu a parabenizo por este excelente trabalho de compartilhamento de conhecimento e experiências de pessoas que possuem o propósito de contribuir para que o mundo seja um lugar mais agradável de Ser e de Estar.

 

Autoconhecimento gera Autoconfiança. E o autoconhecimento, aliado à autodescoberta, são os pilares fundamentais para o Empoderamento Pessoal. Empreender esta aventura fantástica que é Viver a Vida fica mais fácil quando descobrimos que somos capazes de protagonizar uma história feliz, repleta de realizações. Isso é resultado do empoderamento. E este é o verdadeiro sentido da vida.

6 – Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site: 

 

Considero todos os temas do site extremamente interessantes e instigantes. Minha sugestão é de que o Projetando Pessoas crie uma rede de contato entre os profissionais entrevistados, assim como dos autores dos artigos e que possa, se possível, colaborar na divulgação de eventos destes parceiros.

 

Luciane da Cunha

Psicóloga e Especialista em Desenvolvimento Humano

LC Gestão Estratégica de Pessoas

www.facebook.com/lucianedacunha.fanpage

contato.assessorialc@gmail.com

 

Comentários