Entrevistas

16 de julho de 2015

Projetar Pessoas por Annelise Gripp

annelise

1-Perfil do Entrevistado

– Nome: Annelise Gripp

– Atividade desempenhada: Consultora Gestão de Projetos, Mentoring Metodologias Ágeis e Coach Personal/Profissional

– Descrição de sua experiência/perfil: Louca por tecnologia e amante do trabalho com pessoas, há 19 anos trabalho com Engenharia de Desenvolvimento de Software. Ao longo desses anos aprendi, ensinei e experimentei novas metodologias, tecnologias, ferramentas e dinâmicas em todo o processo de Engenharia de Software. Hoje, como consultora, capacitadora e palestrante, meu trabalho consiste em expandir, compartilhar e aplicar meus conhecimentos, habilidades e experiências nas empresas. Entre as atividades desempenhadas, implanto projetos utilizando Metodologia Ágil (kanban, Scrum), Agile Coach (coaching aplicado a líderes e times) e Personal/Executive Coach (desenvolvimento de competências para alcançar resultados). Nos últimos 5 anos, me dediquei a Metodologia Ágil, onde Projetos, Produtos e Pessoas desenvolvem um trabalho juntos, entregando software com rapidez, qualidade e satisfação, para o cliente e para equipe.

Acesse o site: www.annelisegripp.com.br

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/annelisegripp

Contato: annelisegripp@yahoo.com.br

2- Para você o que é Projetar Pessoas?

Projetar Pessoas pra mim é buscar a essência que cada um possui, os melhores pensamentos e sentimentos que há nas pessoas e externá-las através de ações na nossa rotina. Todos nós temos algo que nos diferencia dos demais. Se conseguirmos trazer nossos valores, crenças, conhecimentos, experiências , habilidades, nossas alegrias para o trabalho que desenvolvemos no nosso dia-a-dia, conseguimos nos projetar na sociedade como pessoas e profissionais.

3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Desde que comecei a trabalhar, sempre tive zelo pelas pessoas que trabalhavam comigo. Sempre ouvi, sorri, brinquei, aconselhei, fui aconselhada, discutíamos problemas e encontravamos soluções… Enfim, sempre tive um bom relacionamento, não só com a equipe que eu trabalhava, como todas as áreas que eu interagia. Até que um dia, numa conversa informal com um amigo, surgiu o assunto de ser Coach. Na época não conhecia o que era, quais as técnicas. Mas pelo o que ele disse, eu só ia dar nome a uma competência que eu já possuía. Acreditei no que ele projetou sobre a minha pessoa e fui fazer a formação. Ele estava certo! Há 3 anos fiz a formação de Coach Pessoal e Profissional e desde então, não parei mais de trabalhar. Adaptei o Coaching ao meu ambiente de trabalho (Tecnologia da Informação) e faço atendimentos individuais. Além de dar palestrar de como implantar Coaching no desenvolvimento individual de equipes. O que aprendi com tudo isso é que as pessoas que convivem conosco e nos rodeiam, observam e sabem mais sobre nós, do que nós mesmos. Ouvir conselho de amigos de verdade só faz você evoluir!

4- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

No cargo de Gestora de Equipe, percebi que eu tinha um profissional com veia para liderança. O profissional se comunicava bem, tinha um bom relacionamento, era transparente nas suas colocações, possuía opinião e conhecimento sobre vários assuntos e era produtivo. Eu observei durante meses e vi que poderia explorar esse potencial. Começamos com reuniões semanais de acompanhamento. Mantivemos as qualidades e alavancamos os pontos a serem melhorados. Durante as minhas ausências, deixava ele no meu lugar para agir com a equipe. Alguns meses depois surgiu uma vaga para Líder de Equipe e eu indiquei. Ele assumiu a vaga e eu acompanhei no inicio para dar segurança ele. Mas foi por pouco tempo. Hoje esse profissional é gestor e desempenha o seu trabalho com maestria.

Penso que se deixarmos uma pessoa preparada em cada empresa que trabalharmos, não deixaremos todo o trabalho que desenvolvermos morrer. O Mentoring é a melhor forma de darmos o nosso melhor para o profissional, e ele absorver, adaptar, aplicar da melhor forma possível.

5- Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Acompanho o blog há muitos anos e tenho visto o crescimento dele. Hoje temos mais matérias, profissionais e pessoas buscando aconselhamentos sobre todos os assuntos que envolve o ser humano e isso quer dizer que as pessoas estão buscando a evolução. Desejo que o blog continue fazendo esse trabalho fantástico de compartilhar ensinamentos, entrevistas e assuntos pela internet, como tem feito nos últimos anos. Todos nós vivemos em constante mutação e se tivermos um canal que nos ajude com essas mudanças, tudo fica mais tranquilo de ser feito!

6- Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:

Gostaria que o site trouxesse técnicas para serem aplicadas na evolução das pessoas. Tanto para vida pessoal quanto profissional. Acredito que seria um grande diferencial na rede.

Comentários