Entrevistas

23 de fevereiro de 2016

Projetando a Carreira de Médico Cirurgião Geral

foto(14)

Nome: Yara Ematné Amaral Pereira

Carreira escolhida:  Medicina

Universidade Frequentada: Unifoa –  Centro Universitário de Volta Redonda

Instituição Federal ou Particular: Instituição Particular

Tempo de graduado: 19 anos

Fez cursos de Mestrado/Doutorado/Especialização? Se sim, quais e aonde e que duração tiveram:

Residência Médica em Cirurgia Geral –  2 anos no Hospital Miguel Couto – RJ
1 ano no Hospital Santa Marcelina – SP
Mestrado em Cirurgia Geral – 5 anos na UNICAMP
Título de Especialista em Coloproctologia

Quais os motivos a (o) levaram à escolha dessa carreira?

Sonho de criança…desde os meus 7 anos desejava ser médica…cresci sempre com muita determinação em manter minha escolha e à medida que fui amadurecendo, a sensação de poder estar sempre praticando o bem à alguém foi transformando o que era sonho em escolha definitiva.

O que você encontrou no mercado de trabalho logo após sua formatura?

 Logo após a formatura, prestei o concurso para residência médica em cirurgia geral, permanecendo por 3 anos para depois me ingressar no mercado.  O início não é fácil para ninguém…iniciei fazendo plantões em Pronto Socorro em atendimento geral. Após 4 meses aproximadamente … iniciei os plantões de cirurgia geral onde fazia o que realmente escolhi para minha carreira.

Que ajustes de percurso você fez depois de formado em sua carreira?

Com o ingresso no mercado de trabalho, fui enxergando a necessidade de fazer algo a mais para me manter vinculada a uma Universidade. Dentro desta necessidade ingressei no mestrado na Universidade de Campinas – UNICAMP.  Meu mestrado foi mais longo porque tive meus 2 filhos neste trajeto.  Depois do mestrado, sempre mantive o vínculo com a Universidade onde estou até hoje. Como sempre meu vínculo foi na coloproctologia, dediquei durante esses anos à essa área e por isso prestei a prova de Título de Especialista, sendo que atualmente, esta é minha área de atuação.

Você seguiu sua carreira original de escolha?

Como já mencionado…sonho de criança que se tornou propósito de vida. Não me vejo fazendo outra coisa… sou completamente realizada.

Quais os principais desafios encontrados em sua profissão?

Desafios não são poucos… lidar com vida é um grande desafio…atualmente com o acesso que as pessoas têm a internet e outros meios de comunicação, muita gente vira médico e fala o que quer. Temos sempre que ser muito claros aos nossos pacientes e mostrar que estamos ali para ajudá-los. Temos que ter cuidado para não deixar nosso paciente com dúvidas, pois futuramente alguém pode ser mais claro que você o deixando exposto a risco de processo (o que é muito frequente atualmente). Eu, Graças a Deus não tive nenhuma ainda…

Outro grande desafio, é a necessidade de se submeter aos convênios médicos com baixa remuneração e grande demanda. Não concordo que nenhum paciente seja atendido em 5 minutos e por outro lado o paciente também não deve esperar por 6 meses por uma consulta… Solução????? Ainda estou tentando equilibrar essa balança!!

Quais as maiores realizações que sua profissão oferece?

Acredito que a maior e grande realização é poder ajudar à alguém todos os dias… seja com uma palavra, um gesto, uma medicação, um pedido de exame ou até mesmo uma cirurgia. Todas essas citadas são uma forma de curar.

Outra grande realização é a oferta de trabalho…que é um grande problema da atualidade. Nem sempre fazemos aquilo o que realmente gostamos, mas se há vontade de trabalhar…trabalho não falta.

Que opções ou especificações sua carreira proporciona?

A medicina é muito ampla e atualmente vemos, cada vez mais, pessoas se tornando mais especialistas. Por exemplo: temos o ortopedista que atua com as doenças dos ossos e dentro de ortopedia temos o especialista de pé, mão, joelho, etc… Dentre outras temos como área de atuação: clínica médica, pediatria, neurologia, neurocirurgia, cirurgia geral, coloproctologia, cirurgia plástica, cirurgia infantil, cirurgia cardíaca, ginecologia e obstetrícia, patologia, cirurgia vascular, nefrologia, urologia, dermatologia, oftalmologia, medicina do trabalho…  Enfim, tem oferta para muito tipo de perfil!!!!

Que conselhos você daria a um jovem em fase de escolha de carreira e que pense em seguir a sua carreira?

Primeiro e fundamental conselho:  escolha o que realmente você goste, pois a vida profissional é árdua gostando muito do que se faz…tenho a impressão que sem gostar torna-se um peso muito grande e a chance de insatisfação aumenta muito.

Tente conciliar algo que você goste, mas que também tenha alguma perspectiva de trabalho e remuneração, pois infelizmente só o “amor a profissão ” não paga as contas, não compra o carro para a sua locomoção, não te dá oportunidade de lazer e tudo isso também é necessário à nossa sobrevivência.  E se assim for… se você conseguir unir os dois… LUTE PELOS SEUS SONHOS E TRABALHE POR ELES COM MUITO AMOR!!!

Desejo a você jovem, não tenha pressa em escolher sua carreira, afinal são muito novos…mas depois de escolher…não deixe que os obstáculos te derrubem e prove a você mesmo o tanto que você é capaz, pois não tenho dúvida que todos são!!! Boa sorte e Sucesso!!!

Comentários