Entrevistas

1 de março de 2016

Projetando a Carreira de Design de Produtos e de Interiores

imagem-entrevista

  1.  NOME:  Andréa Moraes Rêgo Salomão
  2. CARREIRA ESCOLHIDA: Designer de Produtos e de Interiores
  1. UNIVERSIDADE FREQUENTADA: Universidade Federal do Maranhão- UFMA (Instituição Federal)
  1. TEMPO DE GRADUADA: 22 anos
  1. FEZ CURSOS DE MESTRADO, DOUTORADO/ ESPECIALIZAÇÃO?
  2. Especializações:

Gestão da Comunicação (USP- São Paulo)- duração de 1 ano e 6meses,

Design Estratégico (IED_ Instituto Europeo de Design)- duração de 2 anos e

Master em Arquitetura e Iluminação (IPOG)- duração de 2 anos;

Mestrado em Educação, com ênfase na Disciplina Ergonomia do Produto (Havana, Cuba) – duração 2 anos e 3 meses;

Doutorado em Educação com ênfase em currículo de Design de Interiores (ainda em conclusão)- Universidad de Jáen na Espanha- duração de 4 anos e 6 meses.

  1. QUAIS OS MOTIVOS A LEVARAM À ESCOLHA DESSA CARREIRA?
    Acredito que um dos motivos principais foi a minha vocação, sempre gostei de desenhar e criar coisas diferentes; outro motivo foi me sentir atraída pelo desafio de ter que estudar várias áreas diferentes para desenvolver cada projeto considerando suas peculiaridades, o que caracterizava uma profissão totalmente dinâmica.
  1. O QUE VOCÊ ENCONTROU NO SEU MERCADO DE TRABALHO LOGO APÓS A FORMATURA?
    O mercado de trabalho era muito restrito há 22 anos, só tínhamos marcenarias e poucos clientes que acreditavam em um projeto de interiores feito pelo Designer, pois as pessoas, naquela época, achavam que podiam projetar por conta própria sem ter a formação necessária para tal. Mas, apesar disso, uma das coisas que mais contribuiu para que eu ganhasse experiência e aos poucos, o mercado, foi iniciar meu trabalho para marcenarias em paralelo ao aprendizado na faculdade, o que me proporcionou desenvoltura e segurança para seguir com a profissão e logo conquistar clientes e consequentemente um lugar no mercado. Mas como a cultura da sociedade local não valorizava o trabalho do Designer foi preciso muita persistência e amor pela profissão. A principio, eu passava 1 ano apenas com um projeto, três anos depois, esse número subiu para 4, 10 anos depois triplicou e vinte anos depois passei a pegar até 30 projetos por ano.
  1. QUE AJUSTES DE PERCURSO VOCÊ FEZ DEPOIS DE FORMADO EM SUA CARREIRA?
    Passei a trabalhar somente com Design de Interiores e Design de Móveis, pois na minha região, por existir o número razoável de marcenarias e uma escassez de Indústrias, a demanda nessa área era bem maior e na área de Design de Produtos era quase inexistente. Mas a minha formação profissional me deu total subsídio para seguir essa ramificação da profissão. Posteriormente, dentro da área de Design de Interiores também me identifiquei muito com Projetos de Iluminação Residenciais e Comerciais e passei a desenvolvê-los juntamente com o Projeto de interiores.
  1. VOCÊ SEGUIU SUA CARREIRA ORIGINAL DE ESCOLHA?
    Como Design de Interiores é uma das áreas do Design e no meu curso, apesar de ser Design de Produtos, obtive uma formação bastante holística em que com muita frequência abordava Design de Móveis e Interiores, até pela pequena demanda da nossa região, acredito que segui a profissão escolhida.
  1. QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS NA SUA PROFISSÃO?Conquistar a confiança do cliente e prezar pela qualidade do trabalho, considerando que ele é o resultado do meu projeto e da mão de obra que o executa, para termos um bom resultado.
  1. QUAIS AS MAIORES REALIZAÇÕES QUE SUA PROFISSÃO OFERECE?
    A primeira realização para mim é a Pessoal, pois amo o que faço e me realizo ao ver os meus projetos concluídos e muitas vezes publicados. Outra realização que tenho é em conhecer lugares e culturas que me proporcionam inspiração, por sempre ter que estar atualizada com as tendências e os conteúdos relacionados à profissão.
  1. QUE OPÇÕES OU ESPECIFICAÇÕES SUA CARREIRA PROPORCIONA?
    Design é uma profissão bem abrangente, em que existem várias ramificações bem específicas como: Design de Produtos, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Design de Móveis, etc, é que o princípio de projetar é abordado em todas essas ramificações, o que muda é as peculiaridades de cada área, onde o conteúdo e a informação são completamente específicos.
  1. QUE CONSELHOS VOCÊ DARIA A UM JOVEM EM FASE DE ESCOLHA DE CARREIRA E QUE PENSE EM SEGUIR A SUA CARREIRA?Primeiramente, acho que o jovem em situação de escolha deve optar por uma profissão que ame e que se identifique. Sou da opinião de que tudo que fazemos com amor, fazemos bem feito, consequentemente seremos ótimos profissionais.Seguir a profissão de Design requer disciplina, hábito de pesquisa, desenvolvimento da criatividade, dinamismo e objetividade. Se o jovem se identificar com essas         habituais atividades, ele se realizará dentro da profissão e consequentemente terá sucesso como Designer.

Andréa Salomão 

Escritório: Avenida dos Holandeses, quadra 33, número 3, Galeria Appiani, sala 113- Calhau.
São Luis, Maranhão, Cep: 65071-380

Fones: (98) 3235-2094 e (98) 99993-5003
Instagram: Salomaoad.

Comentários