Entrevistas

29 de março de 2016

Projetando a Carreira de Cirurgiã Dentista

IMG_0044-2-2

Meu nome é Mariana Montanini Ematné Hirata e escolhi ser dentista!

Cursei a Universidade do Sagrado Coração (USC), instituição particular em Bauru no interior de São Paulo.

Formei no final de 2005 completando 10 anos de formada.

Logo após a formatura já busquei um curso de atualização pois não me sentia totalmente preparada para iniciar a profissão de uma maneira segura e confiante. Me mudando para São Paulo, fiz curso de especialização em dentística restauradora voltada principalmente para a parte estética. Sempre gostei muito da clinica prática, adoro trabalho com as mãos pois sou uma pessoa extremamente ativa.

Abri um consultório em São Paulo num conjunto comercial e, dentre as maiores dificuldades que encontrei, uma delas foi o investimento inicial.

Equipamentos e materiais odontológicos de qualidade possuem um valor altíssimo e aquela odontologia que eu gostaria de fazer exigia que eu investisse em materiais excelentes.

Outra grande dificuldade é a captação de pacientes, afinal eu não tinha ninguém na família dentista com pacientes já em tratamento ou indicados, teria que fazer tudo isso sozinha se indicação nenhuma.

Com o mercado saturado e com mega clínicas oferecendo valores de tratamentos quase que a preços de custo foi ainda mais complicado.

Continuei com o consultório durante alguns anos ainda e descobri uma nova maneira de trabalho. Aproveitando da minha formação e exclusiva dedicação á odontologia estética, comecei a ser convidada por outros amigos dentistas para que realizasse somente tratamentos estéticos em pacientes deles.

Hoje ainda continuo trabalhando em outros consultórios fazendo o que eu mais amo que é a odontologia estética, faço parte de uma equipe de professores dando um curso de aperfeiçoamento em odontologia estética e tenho um consultório próprio que não é o mesmo de quando eu comecei.

Na odontologia existem várias especialidades que podem ser escolhidas pelo profissional como : odontopediatria , endodontia (tratamento de canais), ortodontia (aparelhos), periodontia (gengivas), prótese, cirurgia , dentística restauradoura, entre outras. Mas o profissional pode também prestar concursos públicos, se focar em pesquisas nas universidades ou até mesmo trabalhar dentro de hospitais e empresas.

Acredito que cada profissão tem suas dificuldades principalmente no início, mas temos que planejar muito bem todos os nossos investimentos e projetos.

A odontologia é muito gratificante pra mim, pessoalmente, por ser especialista em odontologia estética , trabalho muito com a auto estima das pessoas, e ver o sorriso no rosto e a gratidão de cada paciente ao final do tratamento não tem preço!

Comentários