A Evolução das Práticas de Gestão

19 jul 2011

É com muito orgulho que publico hoje matéria da minha querida Mônica Paiva em parceria da Roberta Hummel, ambas gabaritadas profissionais de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Diretoras da Great Place to Work®.
Conheci Mônica Paiva há alguns anos atrás, quando atuamos juntas na Intelig Telecom, ela em RH e eu em TI.

Mônica foi a instrutora no meu primeiro Treinamento de Palestrante, em 2005!
Com a mestra que tive, só tenho a agradecê-la e homenageá-la!
Agradeço também à Roberta Hummel pela atuação e pela gentileza em colaborar com o ProjetandoPessoas!

E não poderia deixar de sentir orgulho de ter a Great Place to Work® aqui no Blog!
E, publicamente, agradecer ao Ruy Shiozawa (CEO at GREAT PLACE TO WORK INSTITUTE – BRASIL) pelo apoio recebido em momentos profissionais difíceis, no passado!

monica paiva

Mônica Paiva – Diretora Regional e de Desenvolvimento de Liderança
Great Place to Work ®

Roberta 4

Roberta Hummel – Diretora de Projetos
Great Place to Work®
A Evolução das Práticas de Gestão

por Mônica Paiva – Diretora Regional e de Desenvolvimento de Liderança e Roberta Hummel – Diretora de Projetos

– Great Place to Work®

“Há algo que sustenta as melhores empresas para trabalhar no Mundo. Algo que é comum a qualquer relacionamento, organização ou família de sucesso. Algo que quando desenvolvido, tem a capacidade de criar sucesso e prosperidade. Estamos falando da confiança, a palavra chave da gestão das Melhores empresas.

A palavra trabalho vem de um instrumento de tortura da idade média chamado “tripalho”, por ai vemos que o conceito da antiguidade do trabalho não era dos melhores, ele estava relacionado a sacrifício e tortura.

Mudar isto é o grande desafio deste século.

Fazendo uma retrospectiva, podemos notar que cada época exigiu um modelo de relacionamento entre empresas e funcionários.

Na Era industrial o trabalho em linha de produção exigia o máximo aproveitamento do tempo do funcionário para manter a produtividade.

Na Era da informação onde o capital intelectual era o valor mais importante para se diferenciar da concorrência, as promoções eram dadas aos melhores técnicos.

Hoje estamos em plena evolução para a Era das pessoas, onde não basta só o esforço braçal e o conhecimento intelectual, o relacionamento é o grande diferencial para o sucesso das empresas, onde as idéias, o entusiasmo e a paixão pelo trabalho geram empresas de sucesso.

E um novo modelo de trabalho se faz necessário para que as pessoas se envolvam de corpo, mente e coração no que fazem e este é o modelo da confiança, que ao contrário do que muitos acham, é tangível e mensurável através da pesquisa do Great Place To Work® que gera o Trust Index de cada empresa participante da Lista das Melhores Empresas para Trabalhar publicada anualmente.

Quando confiamos nas pessoas, naturalmente elas retribuem com empenho e comprometimento, gerando um círculo virtuoso que aumenta cada vez mais a medida que delegamos, confiamos e orientamos as pessoas que lideramos.

O Great Place to Work® realiza pesquisas com as empresas para entender como realizam a gestão de pessoas e como fazem para manter um ambiente de confiança.

Recentemente, Robert Levering, fundador do Instituto nos trouxe mais uma visão para entendermos os melhores ambientes de trabalho.

Analisando ano a ano as práticas das Melhores, Robert formulou o que chamamos de “As 9 Práticas Culturais das Melhores Empresas para Trabalhar”.

Trata-se de nove práticas mais importantes para uma boa gestão de pessoas.

Essas áreas são:

Contratar e receber;

Inspirar;

Falar;

Escutar;

Agradecer;

Desenvolver;

Cuidar;

Celebrar e

Compartilhar.

A análise dessas práticas, permite identificar necessidades e fortalezas e apoiar as transformações que as empresas desejam realizar em seu ambiente de trabalho.

Outro conceito relevante é o Giftwork®, isto é, a possibilidade do trabalho ser um lugar onde as pessoas possam trocar “presentes”.

Isto mesmo, presentes generosos, únicos, personalizados e surpreendentes.

Um “presente” pode ser um feedback, um sorriso, uma ideia, a confiança nas pessoas com quem trabalhamos, uma ajuda num momento difícil ou o esforço extra para terminar um trabalho.

Hoje o ambiente de trabalho exige uma nova forma de relacionamento entre líderes e liderados, um relacionamento baseado no paradigma de que trabalhamos “com” e não “para” os líderes, na busca de resultados que beneficiam a todos numa relação ganha-ganha.

Este é o futuro que já chegou para muitas empresas que estão na lista do Great Place to Work.

E sua empresa, já está na Era das pessoas?”